sexta-feira, 3 de abril de 2009

Conheça a LER


Você já ouviu falar em ler?

A sigla reúne as iniciais de Lesão por Esforço Repetitivo, um problema sério que preocupa empresários e órgãos de saúde em todo o mundo e cujas vítimas multiplicam-se dia a dia. Trata-se de um conjunto de doenças do sistema musculoesquelético ligadas a àrea profissional e provocadas por atividades repetitivas, ausência de pausas ou ritmo aceleradona execução de tarefas, má postura levando à sobrecarga de grupos musculares e uso de mobiliário inadequado. Alguns fatores podem agravar a situação, tais como: predisposição genética e estresse, que afeta desde músculos, vasos, tendões até ligamentos,articulações e nervos.

Os males decorrentes da LER, também conhecida como DORT(Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), são vários: tendinite, tenossinovite, bursite,epicondilite,dedo em gatilho,e síndrome do túnel de carpo, além da conhecida dor no punho e dor no ombro.

Principal Sintoma: Dor persistente.
Tudo começa com uma dorzinha que aparece de uma hora para outra. Depois que a pomada da titia e o unguento da vovó fracassarem, é bem provável que decida consultar um médico, que vai receitar analgésicos e anti-inflamatórios.

Prevenir é o melhor remédio

* Mantenha a cabeça fria - Esse é um dos mandamentos para quem quer dar um drible na LER. Portanto, nada de se 'pré-ocupar' com coisas que talvez nunca acontecerão, nem ser exigente consigo e com os outros.

* Durma o suficiente - É durante o sono que nosso corpo se refaz. Sem essa de ir dormir "com as corujas" ou passar a noite em claro, Ok?

* Pratique atividade física - Músculos tonificados e alongados suportam mais as exigências do cotidiano. Além disso, quem malha com regularidade é menos suscetível a sofrer de estresse.

* Relaxe os músculos - Crie um hábito saudável de prestar atenção em pontos de tensão nos músculos para relaxá-los. Você ficará surpresa ao ver quantas vezes aperta o gancho do telefone ou deixa os ombros tensos...

* Elimine o estresse e a ansiedade - Para se livrar desses vilões que tensionam os músculos e aumentam as dores, pratique atividades como ioga, meditação, biodança...

* Faça pausas para alongamentos - Sempre que possível ou a cada hora de trabalho, pare por dois minutos e alongue músculos de ombros, costas, braços, mãos e punhos.

* Mantenha o peso proporcional à altura - O excesso favorece as sobrecargas musculares e a incidência da LER.

Principais tipos de LER

* Bursite - Inflamação das bursas, que são pequenas bolsas situadas entre os ossos e tendões nas articulações dos ombros.

* Epicondilite - Ruptura ou estiramento dos pontos de inserção dos músculos flexores ou extensores do carpo ou cotovelo.

* Síndrome do túnel do carpo - Compressão do nervo mediano no nível do punho.

* Síndrome cervicobraquial - Compressão dos nervos da coluna cervical.

* Tendinite - Inflamação dos tendões.

* Tenossinovite - Inflamação que acontece nos tecidos que revestem os tendões.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...