segunda-feira, 27 de abril de 2009

Extensão, tessitura e registro médio

Extensão: Refere-se ao limite de sons emitidos por uma voz, do grave ao agudo, mesmo além dos limites naturais de sua tessitura. Abrange geralmente duas oitavas nos adultos. Porém, existem vozes que atingem três oitavas (Sarah Vaughan) ou até mesmo quatro oitavas (Mariah Carey), mas isso é incomum.
Tessitura: É o conjunto de notas, geralmente de uma oitava mais uma quinta, onde o cantor emite a voz com total homogeneidade. Ex: Soprano.
Registro Médio: É a parte central da tessitura da voz. Ex. soprano. Ao iniciarmos o estudo de canto, é mais prudente vocalizarmos no registro médio, alcançando depois a nossa tessitura, para não causar demasiado esforço e posterior dano às cordas vocais.
Classificação das vozes
Música Erudita: Quando consultamos livros de canto, ou de teoria musical que trazem em seu conteúdo a classificação das vozes, percebemos que se referem ao uso voz na música erudita,com tessituras mais amplas do que as usadas na música popular. A música erudita é partiturada, portanto mais rígida na tonalidade, andamento e interpretação. De modo geral, o cantor erudito, pela própria natureza de seu trabalho, educa a voz de forma mais homogênea, tendendo a ampliar a tessitura e eficiência vocal.
Música Popular: A música popular permite maior flexibilidade, incluindo mudanças de tonalidade que se adaptam melhor a tessitura do cantor, oferecendo maior possibilidade de exploração de ritmos e efeitos vocais. Por exemplo, se um soprano quiser cantar uma música originalmente composta para um baixo, ele muda para uma tonalidade adequada à sua tessitura.
Vozes Infantis: As vozes, tanto de meninos quanto de meninas, sob o onto de vista musical não apresentam muita diferença e, por isso, são simplesmente classificadas como vozes infantis. Não achamos aconselhável que crianças de 0 a 12 anos pratiquem impostação voca (vocalizes). A criança sabe naturalmente como usar seu aparelho vocal e deve cantar livremente. É mais interessante nessa idade estimular a criança em seu "Todo Criativo", deixando que ela primeiro explore e vivencie o espaço, objetos sonoros, instrumentos musicais, percepção auditiva, o imaginário, materiais plásticos diversos (argila, tintas, papel, etc...),enfim: viva plenamente como integrante do Universo, optando posteriormente pelo aprofundamento em alguma área artística específica: música, teatro, dança, artes plásticas, canto, etc.
Adolescência
Mudança de voz: É na puberdade que acontecem mudanças na voz. A puberdade acontece entre meninos dos 12 aos 16 anos, e entre meninas, dos 11 aos 14 anos. As idades acima variam devido à precocidade ou retardo do desenvolvimento de todos os órgãos. A mudança de voz caracteriza-se pelo crescimento anatômico da laringe em todas as dimensões.
Meninos: A mudança é caracterizada geralmente pela rouquidão. É radical, pois sua voz desce cerca de uma oitava, adquirindo mudanças no timbre, maior sonoridade e resistência.
Meninas: A mudança é menos brusca, sem rouquidão,mantém sua altura, tornando-se aveludada, melhorando a extensão , timbre e intensidade. É bastante controvertida a opinião dos autores sobre se o adolescente deve ou não cantar nesse período. Minha experiência nos leva a acreditar que com acompanhamento de bons profissionais na área do canto não haveria inconveniente nisso.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...