segunda-feira, 6 de abril de 2009

Respiração

A voz é o som produzido pelas pregas vocais durante a expiração. O que faz as nossas pregas vocais vibrarem é a passagem do ar, pois sem ar, não há som. Por isso, saber respirar corretamente é fundamental. A respiração diafragmática, intercostal ou toráxica, fortifica os pulmões e oxigena o sangue, porque ela ativa os órgãos responsáveis que equilibram estas funções, sendo, portanto, a ideal para o canto. A respiração possui dois movimentos: são eles: a inspiração e a expiração.

Inspiração: é a entrada de ar nos pulmões.
Expiração: é a saída de ar dos pulmões.

Estes dois movimentos, inspiração e expiração, contam com o auxílio do famoso Diafragma.
E o que o diafragma tem a ver com inspiração e expiração?


*Ele é o músculo que separa a cavidade torácica da abdominal, é essencial na respiração, principalmente na inspiração, sendo inclusive chamado de músculo chefe da inspiração. Durante a inspiração o diafragma desce até o abdômem, tornando possível a entrada de ar nos pulmões. Pode-se observar visivelmente este ar, pois forma-se uma pequena saliência no abdômen. Na expiração, o diafragma apóia e pressiona a coluna de ar, que irá passar através das pregas vocais, produzindo o som. É fundamental o uso correto do diafragma na respiração, pois, caso contrário, a garganta assume a função de apoio e com isso a voz sai com grande esforço, dificultando a boa emissão. Durante a emissão do som, o cantor deve fazer uma leve pressão abdominal (baixo ventre, mais ou menos quatro dedos abaixo do umbigo). É para essa região que o cantor deve voltar sua atenção, principalmente nas notas mais difíceis. *Cada tom cantado, dependendo da altura e da intensidade, exige uma certa energia que é fornecida pela quantidade de ar. Controlar a respiração significa retirar dela toda a energia que o tom exige para manter a sua eficiência. O cantor busca uma "ginástica respiratória", porém, essa inspiração deve ser normal, sem exageros e deformações no tórax e abdômen por excesso de ar. O segredo do fôlego não está só na capacidade toráxica, e sim em saber controlar, dosar e usar a musculatura que controla nossa respiração (diafragma).

Respirar bem é meio caminho andado para se cantar bem.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...