quinta-feira, 9 de julho de 2009

Cantar em público

PhotobucketUma das dúvidas que aparecem é saber quando se está realmente pronto para apresentar-se em público, seja num barzinho, baile, sarau, como backing vocal ou mesmo num show solo. O cantor sabe que existem exercícios que podem ajudá-lo a cantar cada dia melhor, exatamente, dia após dia, sem pressa nem ansiedade, com constância e disciplina. Não existe uma linha divisória entre os atos de "estudar" e o de "cantar em público". Ambos se complementam podendo caminhar juntos. Só acreditamos no estudo acompanhado da prática, seja ela formal ou não. O cantar em público permite que você entre em contato com situações diferentes daquelas da sala de aula. Nela só existe o aluno e o professor; é o momento de repetir, experimentar, tirar dúvidas etc... Numa apresentação em público, outras situações aparecem: a platéia a sua frente, condições técnicas (som, iluminação, tamanho do palco etc); é o momento de por em prática seus descobrimentos e tirar deles experiências, conscientizar-se de dificuldades e qualidades.
O palco é um lugar mágico, fascinante, e todas as pessoas tem a oportunidade de ocupá-lo devem fazê-lo com o máximo de respeito e honestidade consigo mesmo e com quem está ouvindo.
Cantar aquilo em que realmente se acredita. O canto reflete a alma. Idependente de você se sentir preparado ou não, aproveite o momento e entregue-se a música e não transforme sua apresentação num problema.. Aceite seus limites e faça tudo com muita calma e carinho. Tudo que é feito com verdade certamente terá boa receptividade do público.
Em dia de show, é muito comum antes de uma apresentação o cantor ficar resfriado, com dor de garganta ou outro tipo de doença relacionada com sua voz ou aparelho respiratório. Isso revela que a espectativa para tal apresentação foi mal canalizada.
Qual o lado bom da espera pela apresentação?
Muitos processos sao acelerados; com certeza você não faltará às aulas de canto, ensairá com a banda ou playback, estudará mais do que de costume, lapidando ao máximo o espetáculo como um todo. Como já escrevemos anteriormente, o processo de amadurecimento acontece passo a passo. Portanto, cuidado com o que você imagina que irá acontecer no dia de sua apresentação.A expectativa muito além do seu alcance pode gerar tensões, e, por consequência, sintomas indesejados.
Não esqueça que a técnica deve ser para o cantor uma conquista íntima, a ser interiorizada lentamente; portanto, no dia do show você deve se entregar de corpo e alma, com técnica, mas também com emoção.
Por mais agitado que esse dia possa ser, mantenha a calma e pense no que é necessário fazer para que tudo corra da melhor maneira possível durante a apresentação.
Seguimos agora algumas dicas práticas:
* Caso você tenha de "passar" o som à tarde, aproveite ao máximo para se familiarizar-se com o palco, mas não exagere cantando ou falando demais, economize energia.
* Chegue ao local da apresentação antes do horário, isso émuito importante para o seu equilíbrio.
* Faça um bom relaxamento.
* Solte as articulações, fazendo um alongamento suave.
* Repasse mentalmente todos os detalhes do show.
* Vista-se com um pouco de antecipação, é importante que você se sinta à vontade com a roupa e o sapato.
* Aqueça suavemente a voz com alguns exercícios respiratórios e vocalizes.
* Busque uma integação com toda a equipe (músicos, e técnicos).
* Se você está se sentindo nervoso (a), não se preocupe!, Cacilda Becker dizia que o nervosismo é sinal de respeito ao palco e dá sabor especial ao espetáculo.
* Bom Show!
* Após o Show não esqueça de beber água, para repor o líquido perdido.
* Se tudo não ocorreu da maneira que você esperava, relaxe e avalie de maneira sensata.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...