quarta-feira, 9 de março de 2011

A arte viva do bonsai

Muitas vezes se fala de bonsai como sendo a arte japonesa das árvores anãs, mas ela é originária da China, das palavras pun-sai. Foram os chineses que desenvolverarm muitas das técnicas criativas e depois as exportaram para o Japão há cerca de 500 anos.
O significado de bonsai -Traduzidas literalmente, as palavras chinesas pun-sai (com ênfase em sai) significam "árvore em vaso". O simples fato, porém, de mater uma árvore em um vaso não faz dela necessariamente um bonsai.

Definição de Bonsai
Um bonsai é uma réplica artística de uma árvore natural em miniatura, consistindo de dois elementos, a árvore viva e o recipiente - ambos em harmonia. A escolha do vaso correto é quase uma arte em si. A planta, chamada de árvore, pode ser uma trepadeira, um arbusto ou uma árvore. O recipiente normalmente é um vaso convencional ou um pedaço de rocha. Um bonsai nunca é chamado de "árvore bonsai", pois seu nome já inclui o elemento vivo. Fora do vaso, a árvore deixa de ser um bonsai.
Bonsais Antigos
É importante compreender que um bonsai não é somente uma árvore em miniatura em um recipiente. No Japão, os melhores bonsais tem centenas de anos e são verdadeiras obras de arte vivas. Eles foram cuidadosamente tratados ao longo dos anos e passados de geração a geração. A maioria dos bonsais ocidentais não passará de uma sombra do espírito e forma dessas antigas obras-primas japonesas.
A ilusão da idade
A idade é essencial para o bonsai, mas não é importante em si. Ser velho não significa necessariamente ser melhor. O importante são as características da idade. Embora muito possa ser feito para aumentar a ilusão de tempo, a verdadeira idade é acompanhada pela formaçãode uma casca envelhecida e troncos sólidos. A casca pode ter sulcos de até 5 cm de profundidade.
Na foto acima um Japanese apricot - 70 anos - 58cm.
Guia Prático do Bonsai - Nobel.

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...