sexta-feira, 4 de março de 2011

George Bizet (1838-1875)

Compositor francês, que não teve reconhecimento em vida, embora tenha conquistado o “Prêmio Roma”. Bizet tentou fazer sucesso dos 20 aos 30 anos. Após sua morte, pouco antes de completar 40 anos, foi reconhecido pela música incidental para teatro “L’Arlésienne” e a ópera “Carmen”. Suas composições eram melodiosas, pouco complexas e por serem simples tornavam-se memoráveis. Suas obras foram: seis óperas, música incidental para teatro, sinfonias, suítes, várias obras curtas para orquestra, peças para piano, canções e obras corais.
Algumas peças importantes:
Ópera “Os Pescadores de Pérolas” (1863) – “Au Fond du Temple Saint”: Fantasia tirada das “Mil e Uma Noites”, obra inconsequente sem dar importância ao que os duetistas, tenor e barítono, cantavam. Ópera “Carmen” (1875): História da sedutora e provocativa cigana chamada Carmen, contada pela sua paixão entre dois homens envolvendo assassinato e infidelidade. Foi à ópera do século XX, com canções entremeadas de recitativos (trechos falados). O ritmo era exótico e hispânico, habanera vem da palavra havana (capital da Cuba) que em espanhol é Habanera. Sinfonia: Sinfonia em dó maior (1855) – essa obra marca a época estudante de Bizet e por isso é leve, alegre, viva e obedece ao padrão dos quatro movimentos clássicos, mas tem a “roupagem’ orquestral do século anterior.

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...