sexta-feira, 15 de abril de 2011

Formas e estilos de bonsai

O bonsai é tido como uma forma de arte no Japão. Infelizmente, isso não ocorre no ocidente devido à falta de tradição e à carência de novos mestres jardineiros para conservar e cultivar as árvores após a morte do dono anterior.

Uma tela viva
Uma vez definida, a forma deve ser mantida e o contorno mudas de tempos em tempos, pois uma parte se desenvolve mais que outra, ou quando o cultivador e a árvore sobre outra perspectiva. Na verdade, o modelo nunca está terminado. Novos brotos oferecem uma tela em constante mudança na qual se "pinta" o bonsai.

O Bonsai infinito
Observe árvores diferentes que crescem naturalmente e verá uma infinidade de formas. Algumas crescem sozinhas, outras em pequenos grupos, e outras em grandes florestas. Algumas tem mais de um tronco e outras foram derrubadas pelo vento, firmando suas raízes outra vez em um ângulo estranho. O bonsai reflete todos esses arranjos naturais.


Estilos de Bonsai

1-Tronco Único
Reto formal
Reto informal
Cascata
Semicascata
Inclinado
Chorão
Inclinado pelo vento
Inclinado e curvo
Tronco dividido
Raiz exposta
Madeira flutuante
Raiz sobre pedra
Vassoura
Plantado na pedra

2-Troncos múltiplos
Troncos gêmeos
Tronco triplo
Tronco multiplo
Ligado pelas raízes

3-Multiárvore ou grupo
Cultivo em grupo
Plantada na pedra
Paisagem



Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...