quarta-feira, 18 de maio de 2011

Para cuidar do bonsai


Água
O excesso ou a falta de água matarão o bonsai (faltando água, a terra irá secar, já o excesso poderá apodrecer as raízes). O ideal é regar na quantidade suficiente para mantê-lo sempre vivo e saudável.
Sol
Cada espécie aprecia uma determinada quantidade de luz solar. O bonsai não vive sem luz solar direta mas, a exposição muito longa ao sol pode ser prejudicial, causando desidratação.

Adubação
A planta deve ser adubada a cada 30 dias. O nutriente deverá conter a fórmula NPK, ou seja, (N) nitrogênio: Estimula a brotação e atua na formação de folhas e caules; (P) fósforo: Estimula a floração, frutificação e formação de sementes; também favorece o enraizamento das mudas; (K) potássio: É indispensável para a perfeita estruturação celular das plantas, aumenta sua capacidade de resistir a seca prolongada e também as fortalecem para que resistam melhor ao ataque de pragas ou doenças.

Onde deixar o bonsai?
O bonsai como qualquer árvore em tamanho natural, precisa de água, sol, ar e umidade da noite. Sendo assim, podemos analisar que dentro de casa não é o local ideal para cultivar um bonsai. Ele até pode ser levado dentro de casa, onde poderá ser admirado pelas pessoas, retornando para o local ideal após 2 ou 3 dias, o que não afetará em nada o seu desenvolvimento. Se o bonsai ficar embaixo de uma árvore por exemplo, ficará protegido em dias de chuva constante e em dias de frio extremo (geada). É importante saber, que apenas dentro de casa, longe da luz solar, o bonsai morre.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...