sábado, 11 de junho de 2011

Sopas: saúde e sabor

No inverno, nada mais saboroso do que um prato de sopa para ficarmos aquecidos. Tradicionalmente, as sopas são elaboradas com base em caldos de carne, peixe ou frango, acrescido de outros ingredientes, como legumes, batata, macarrão, entre outros. Veja algumas opções para tornar as sopas ainda mais nutritivas.




Abuse de legumes e verduras, pois garantem a variedade minerais, fibras e vitaminas. Dê preferência aos cereais integrais (como arroz e macarrão), já que as fibras presentes nesses alimentos aumentam a sensação de saciedade e auxiliam no funcionamento do intestino. Sopas de lentilha, feijão e outros grãos são excelentes fontes de minerais e proteínas como ferro e fósforo. Como nós vimos à sopa não só esquenta os dias e noites frias como também é muito nutritivo para a saúde. Pensando nisto é que vamos descrever algumas dicas de sopas para aquecer o inverno e receitas sobre esta alimentação.


1. Sopa creme de inverno:
Ingredientes

2 xícaras (chá) de feijão branco cozido sem cascas
3 xícaras da água do cozimento do feijão
1 xícara (chá) de erva doce cozida
6 colheres (sopa) de creme de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
6 gotas de tabasco (opcional)
Modo de Preparo: Bater tudo menos o creme de leite e o tabasco no liquidificador até obter um creme. Verificar o tempero. Aquecer, distribuir entre os pratos e, em cada um, colocar 1 colher do creme de leite e 1 gota de tabasco. Servir quente em pratos de barro, ou porcelana, previamente aquecidos.


2-Sopa de Cebola

Ingredientes

6 cebolas em rodelas

2 dentes de alho

1 colher de chá de margarina

2 litros de caldo de galinha ou legumes

1 colher de chá de orégano

1 colher de chá de salsa picada

½ copo de leite desnatado

1 colher de sobremesa de farinha de trigo

Modo de Preparo: Coloque a margarina em uma panela grande. Quando estiver quente, acrescente as cebolas, o alho e o orégano. Adicione a farinha mexendo sem parar. Acrescente o caldo e deixe ferver por 20 a 30 min. Depois, junte o leite e deixe ferver novamente. Se preferir uma sopa creme, bata no liquidificador e peneire.


3-Sopa com pernil

Ingredientes
5 folhas de rúcula

100 Gramas de pernil assado e desfiado

150 Gramas de batata

Sal e Pimenta a gosto

Modo do Preparo: Cozinhe as batatas e bata no liquidificador até que forme um creme pastoso, depois leve ao fogo e adicione o pernil, o sal e a pimenta. Para finalizar corte as rúculas em pedaços e jogue por cima da sopa.

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...