domingo, 31 de julho de 2011

Resenha do livro: Saga dos cães perdidos

Um dos destaques do livro de Ciro Marcondes Filho, “Saga dos cães perdidos”, é a maneira de como são produzidos os textos do telejornalismo. No início destaca que os textos televisivos eram uma variante do impresso e quando publicados pela mídia impressa, passavam por uma espécie de leitura na TV. Somente em 1960 o telejornal passa a ter um novo estilo em que a TV passa transmitir as matérias em forma de “show”.

Segundo o autor os textos dos telejornais passaram a “sofrer” adaptações para que possam atrair mais atenção por parte de seus telespectadores e para isso os produtores conduzem o texto de maneira que todos tenham vontade de assistir como um filme de aventura. A obra também cita os capitalistas, que sendo os donos das grandes empresas de comunicação, como emissoras de televisão, divulgam os fatos da maneira que lhes convém, moldam os acontecimentos para não conduzir o público à reflexão. Desta forma é possível notar que a influência da publicidade nas notícias, os modelos adotados em quase todo mundo tornam os telejornais padronizados. A lógica da velocidade é um dos fatores que moldam a notícia onde o que conta é a rapidez com que a notícia é publicada, muitas vezes deixando de lado a apuração dos fatos ou aprofundamento da matéria.

Ainda de acordo com o autor, atualmente os funcionários trabalham em ritmo acelerado, estando sujeitos a erros durante uma apuração e muitas vezes o jornalista confunde a imagem de repórter com a de um personagem e neste momento pode deixar de lado sua imparcialidade interferindo no conteúdo da matéria exibida.


Os telejornais optam pelas matérias que provocam emoção, causam maior interesse tanto de seus clientes publicitários quanto o a curiosidade de seus telespectadores. Isso porque os telejornais “brigam” pela audiência onde fatos reais são moldados para atrair a atenção e suprir a vontade que muitas pessoas têm de vivenciar um fato real.

Atualmente a Tv é considerada uma cultura de massa acessível à maioria das pessoas e por isso é necessário que tenhamos cuidado ao observar um fato transmitido, pois segundo Bougnoux: o rápido impede o pensar sobre a coisa. Sendo assim as informações chegam de forma rápida que muitas vezes não temos a capacidade de analisar se elas realmente procedem. Durante um programa de Tv cada minuto é precioso, portanto: as publicidades têm de durar trinta segundos, as notícias não podem ser longas, os entrevistados não podem falar mais que o necessário, cada minuto é avaliado da melhor forma de aproveitamento. Este capítulo é bastante esclarecedor e pode contribuir para o estudo ou mesmo reflexão de jornalistas ou estudantes de comunicação. Na verdade a “TV é uma fábrica de ilusões onde tudo se constrói e modifica para suprir os desejos de seus telespectadores”.


Bibliografia: A Saga dos Cães Perdidos
Autor: Ciro Marcondes Filho

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