domingo, 11 de abril de 2010

Preto

Características: O preto transmite a sensação de renúncia, entrega, abandono, introspeção.Sua condição de total ausência de cores a relaciona simbologicamente com a idéia do nada, do vazio.Por isso, expessa a concepção abstrata do zero, da negação, do espaço infinito, do não ser, do não (a cor branca representa a idéia de sim). Preto e branco são tons extremos que estão ligados ao simbolismo cabalístico do alfa e do ômega, do princípio e do fim. Esta cor representa também o destino e a morte, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. No ocidente, o preto é a cor do luto por expressar melhor a eternidade em seu sentido mais profundo: a não existência. As pessoas que preferem o preto ou que tem atração por ele são estranhas, distantes, taciturnas, procuram a renúncia e o isolamento. É a cor favorita de monges e demais tipos religiosos, pois permite um maior contato com o inconciente e com a vida interior.
Indicações: O preto tem efeito de isolar; por isso,muitas vezes é usado antes de uma aplicação específica, para neutralizar o paciente da influência de outras cores.Também pode funcionar como antídoto ao efeito indesejável de uma determinada cor.Tem ainda ocurioso efeito de aumentar a capacidade de ação de outras cores. Nesses casos, a técnica de aplicação desta cor é simplesmente a permanência da pessoa num aposento escuro e totalmente sem luz.
Contra-indicações: O preto é contra- indicado, mesmo nas roupas, em caso de tristeza excessiva, melancolia, selinidade, depressão,medo e paranóia.Por isso, jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido, neste caso o amarelo seria bem mais indicado. A tradição do uso do preto como a cor do luto era comum entre sacerdotes somente durante cerimônias fúnebres.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...