segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Os nove dons espirituais

Videntes, profetas, magos, bruxas, bruxos: todos eles pessoas com a capacidade de dialogar com o mundo espiritual e conseguir assim prodígios neste mundo. O assunto é vasto e contudo, que dizem as sagradas escrituras sobre os dons espirituais que permitem a algumas pessoas operar a nível espiritual de forma tão diversa e intrigante? Eis que assim se revelam os dons espirituais descritos de acordo com a Bíblia.
Nas sagradas escrituras, podemos observar que existem 9 tipos de dons espirituais.
Assim está escrito:
Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para utilidade de todos.
A um, o espírito dá a (….) sabedoria;
a outro a (…) ciência segundo o mesmo espírito(…);
a outro (…) a fé;
a outro (….) o poder das curas (…);
a outro, o poder de fazer milagres ;
(…) a outro, a profecia (…);
a outro, o discernimento dos espíritos (…);
o outro o dom de falar línguas (…) ;
a outro ainda o dom de as interpretar (…)
1 Co 12, 7-10
Estes são por isso os 9 dons espirituais:
I
A sabedoria (conforme Jb 29,12-13; Sl 119, 89-99; Es 7,9-10), ou seja, o espírito da sabedoria, (Sb 7,7), aquele que concede o saber dos sábios que permite conhecer as leis e verdades sobre o mundo espiritual, (Sb 7,7-8) e que concede as maiores prosperidades(Sb 7,10-12).
II
O conhecimento sobre as ciências espirituais,(conforme Nm 24,4; Bc 3,27;32;4,1)ou seja, o conhecimento sobre as ciências ocultas e espirituais, aquelas que permitem actuar sobre esta realidade a partir da realidade celestial e que se econtram reveladas nas escrituras
III
A fé (conforme Hb 11,1 ; 8-9), que é o meio por via do qual se consegue ver aquilo que não se vê,
se consegue aceder ao mundo espiritual, se conseguem operar prodígios
IV
O poder das curas, que é o dom por via do qual os espíritos actuando sobre a matéria por via de uma pessoa, conseguem operar sobre a enfermidade, eliminando-a ou aliviando-a
V
O poder dos milagres, ou o dom por via dos qual os espíritos operando neste mundo por via de uma pessoa, conseguem realizar prodígios aparentemente inexplicáveis e logo, sobrenaturais
VI
O dom da profecia, ou o dom por via do qual os espíritos, actuando por meio de uma pessoa,
revelam aos mortais as formas como irão actuar neste mundo e por conseguinte, aquilo que irá suceder futuramente em virtude da acção de pedidos que lhes foram direccionados, ou de situações que se desencadearam e que são importantes ao mundo celeste
VII
O poder de discernimento dos espíritos, ou seja, o dom de sentir, ou ver e dialogar com os espíritos e o mundo espiritual
VIII
O dom de falar línguas espirituais (conforme 1 Co 2,13; 14,2), ou seja, o dom de comunicar com os seres espirituais através da sua língua espiritual
IX
O dom de interpretar as linguagens do espírito (conforme 1 Co 2,13; 2 Co 12,4), ou seja,
o dom de ouvir e entender as linguagens espirituais que os seres celestes falam
A profecia, é na verdade, segundo as escrituras, o mais precioso dom do espírito.
Sobre a profecia, dizem as escrituras: Aspirai aos dons do espírito, principalmente o da profecia.
1 Co 14,1
A profecia é por isso o mais elevado dos dons espirituais, e dele se diz: Aquele que profetiza fala aos homens: edifica, exorta, consola.
1 Co 14,3
Significa isto:
Aquele que faz profecia, fala aos homens as mensagens do espírito, e ao fazê-lo:
I
Edifica: ou constrói caminhos que conduzem ao alivio do sofrimento de quem esta atormentado;
II
Exorta: ou instrui os que padecem de forma a que entrem pelos caminhos que ele construiu e que levam á cura do mal;
III
Consola: ou acolhe com compaixão aqueles que sofrem. E ao tudo isso fazer, o profeta cura sofrimentos e devolve à vida de quem sofre o caminho perdido, a felicidade.


Os Dons Espirituais
Os capítulos 12,13 e 14 de I Coríntios devem ser lidos como uma unidade, a respeito dos dons espirituais. O capítulo 12 fala do que não devemos ignorar, portanto, fala do que devemos saber. O capítulo 13 fala da motivação que devemos ter, ou seja, o que deve me mover. O capítulo 14 fala de como devemos agir, ou seja, de como devemos fazer.
O que devemos saber
Dons e Manifestações
É importante diferenciar as palavras Dons e Manifestações. A palavra dom traz em si mesma uma coisa muito importante: ninguém merece os dons, pois são presentes, dádivas de Deus, independe de nós.A palavra manifestação acentua que os dons se tornam visíveis nos cristãos. Esta palavra também acentua que os dons não são nossos. Eles são manifestações do Espírito Santo, através de nós. Elas nos previnem de dois erros: 1) Orgulho, e 2) Estagnação.
Agrupando os Dons
Os dons podem ser agrupados da seguinte forma:
Dons Inspiracionais (ou dons de falar):
Línguas
Interpretação de Línguas
Profecia
Dons de Poder (ou dons de fazer):
Dons de curar
Operação de milagres

Dons de revelação (ou dons de saber):
Discernimento de Espíritos
Palavra de Sabedoria
Palavra de Conhecimento
Características dos Dons
Línguas:
Existem dois modos de manifestar-se:
1) Para edificação pessoal (I Co 14:2)
2) Para edificação da Igreja, acompanhada de interpretação (I Co 12:10; 14:27-28).
O dom de línguas só tem uma direção: o homem falando para Deus.
Interpretação de Línguas
A primeira coisa que devemos entender é que interpretar não é traduzir; interpretar é dar o significado do que foi dito. Se falar em línguas é falar a Deus, a interpretação sempre será no mesmo sentido.
Profecia
Elas existem para edificar, exortar e consolar o povo de Deus (I Co 14:3). A predição do futuro não é o conteúdo principal das profecias, é apenas um elemento ocasional.
Dons de curar
É a graça de Deus para curar sobrenaturalmente as enfermidades sem os meios naturais. Não estamos negando, com isto, a validade e a eficácia da medicina. Porque fala dons de curar no plural? Porque os males são de muitos tipos.
Imposição de mãos: Mc 6:5; Lc 4:40; 13:13; At 28:8.
Unção com óleo: Tg 5:14; Mc 6:13.
Confissão: Tg 5:15-16; Jo 5:14.
Operação de milagres
São acontecimentos que parecem ultrapassar ou contradizer as leis da natureza. Estas leis são o modo comum e normal de Deus de fazer as coisas. Deus conserva tudo assim para nossa conveniência (Mt 15:32; At 2:38-40).

Existe a fé natural e a sobrenatural. A fé sobrenatural tem três tipos:
A fé que salva: Hb 11:6; At 16:31; Ef 2:8-9; Rm 10:17.
A fé como fruto do Espírito Santo: Gl 5:22; Rm 1:17.
A fé como dom do Espírito Santo: I Co 12:9.
Discernimento de Espíritos
Este dom nos capacita a saber imediatamente o que está motivando uma pessoa ou uma situação: Ex.: At 16:16; Jo 1:47; Mt 16:15-23; Lc 9:54.
Palavra de Sabedoria
É a aplicação sobrenatural do conhecimento. É saber o que fazer com o conhecimento natural ou sobrenatural que Deus te dá, ou seja, é um julgamento adequado para a ação. A palavra de conhecimento revela a informação, mas a palavra de sabedoria diz como aplicar a informação. Ex.: Mt 21:24; 22:20-22; Jo 8:7; Mc 3:4.
Palavra de Conhecimento
Através do conhecimento, Deus revela a informação de atos, situações e pensamentos. Ex.: Mt 9:4; II Sm 12:7-13; Jo 4:17-18,29; At 5:3; 9:11-12,17.
O que deve nos mover
O Capítulo 13 de I Coríntios está bem no meio de dois capítulos que falam sobre os dons espirituais, que falam de poder sobrenatural, que enche os olhos dos que vêem. Por que este capítulo está aqui? Não estaria em lugar errado? O que dom tem haver com amor? Notamos que Paulo termina o capítulo 12 falando que iria mostrar um "caminho sobremodo excelente" e este caminho é o amor. Lembrem-se que os dons são concedidos pela graça do Senhor para desempenharmos o nosso serviço, mas o amor é fruto do Espírito na formação do nosso caráter.O que Paulo está deixando claro aqui é que o amor é o único meio correto de manifestar os dons. Muitos buscam os dons espirituais para sua auto-glorificação, com a motivação de chamarem a atenção sobre si. Nós não podemos buscar os dons como um meio de nos projetarmos, mas sim, com a motivação correta que é o amor para servir aos nossos semelhantes.
O que devemos fazer
Os enganos com respeito aos dons
A quem pertencem os dons?
Errado:
Nós somos os donos do dom;
Os dons são do Espírito, o Espírito está em nós, logo, podemos manifestar todos os dons quando quisermos
Correto:
Os dons são do Espírito Santo, e Ele concede a cada um quando lhe apraz, quando ele quer. (I Co 12:11)
Duplicidade de dons
Língua + interpretação de língua = Profecia !?
Em I Co 14:5, Paulo não está dizendo que as línguas quando interpretadas se tornam profecias. Ele está dizendo que estão no mesmo nível de edificação.
Confusão sobre o dom de interpretação de língua
Quem fala em línguas, fala à Deus. Como posso interpretar Deus falando ao homem? Aqui está um erro muito comum na igreja. Sempre que houver a manifestação deste dom será o homem falando a Deus, e nunca o contrário.
Misticismo Infantil
Exageros na manifestação dos dons, tais como: chiados, tremores, arrepios, emocionalismo, etc.
Não é que isto não possa acontecer, o problema está em condicionarmos a manifestação dos dons a isto. (I Co 14:27-30).
Confusão sobre o dom de profecia
Voz cavernosa e na primeira pessoa (Eu o Senhor vos falo)
Palavra diretiva. Ex.: Com quem casar, para onde ir, etc.
A profecia é para edificação, exortação e consolo. Aqui está um problema grave na igreja, muitos aceitam a profecia (que deve ser julgada) independente do que a Palavra de Deus revela.
Os dons substituem as autoridades delegadas
Existe um grande perigo em usarmos algumas pessoas que Deus tem manifestado dons, como se fossem videntes, futurólogos, como horóscopo evangélico. Devemos ter todo cuidado. O Senhor nos adverte em Dt 13:1-5 e em Cl 2:18-19. Deus não governa pelos dons, mas pelos ministérios (I Co 12:28).
Os dons são usados como atrativos para os incrédulos
Isto produz orgulho, auto-glorificação, exibicionismo e exaltação própria. Ex.: Dorcas (At 9:36-42). Jesus nunca usou desta forma, sempre pediu que não contassem a ninguém (Mt 8:1-4)
Conselhos do Espírito Santo para sua Igreja com Respeito aos Dons Espirituais.
Procurar com zelo os dons - só procuramos aquilo que nos interessa e sentimos falta.
Como procurar? Através da: oração, jejum, vigílias, etc.
Procurar progredir (I Co 14:12-13). Ex.: engatinhar, andar...
Com respeito ao dom de línguas (I Co 14:27-28).
Com respeito ao dom de profecia (I Co 14:29-33).
Com respeito à participação de todos (I Co 14:26).
Faça-se tudo para edificação (I Co 14:26) e com decência e ordem (I Co 14:40).
Amados, "segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais,
mas principalmente o de profetizar" (I Coríntios 14:1)

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...