quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Livro: O Caso dos Dez Negrinhos
Autora:
Agatha Christie

Resumo: 
Dez pessoas recebem um estranho convite para passar um fim de semana na remota Ilha do Negro. A ilha do negro, foi comprada por uma pessoa misteriosa, e para cuidar da mansão um casal foi contratado. Quando chegaram  na ilha encontraram todas as instruções por escrito e não havia ninguém. Dias depois chegaram oito pessoas, convidados através de cartas: Juiz Wargrave, aposentado;Vera Clarytone contratada para secretária; Philip Lombard, policial sem escrúpulos; Emily Brent, solteirona conservadora; General Macarthur, um curioso; Dr. Armstrong, médico brilhante;Tony Marston, galande vaidoso; Sr. Blore, misterioso.Casa luxuosa, ótima comida. O intrigante era a ausência dos donos; na parede de todos os quartos havia um poema infantil contando a história dos dez negrinhos; na copa era possível ver  dez estatuetas de negrinhos de porcelana. Após o jantar todos ouviram no autofalante o segredo de cada um, o crime que cada um havia cometido, no passado inclusive Sr. e Sra. Rogers, os empregados da mansão, criou-se um clima tenso. Sra. Rogers sentiu-se mal,  foi atendida pelo Dr. Armstrong, mas morreu. Sumiu uma estatueta de um negrinho.
Questionaram muito porque estavam ali e um debate começou para tentar investigar quem seria o mandante de tais ações. Pouco tempo depois, Tony Marston, se engasgou com uma bebida, caiu morto, envenenado . Foi quando notaram que sumiu outra estatueta de negrinho. 
Os aconteceimentos eram em série, General Macthur, golpeado na cabeça, agora só haviam 7 negrinhos. Rogers desapareceu e quando encontrado estava morto ferido na cabeça  e assim fora mais um "negrinho". Agora eles teriam que preparar suas refeições, pois o mordomo também estava morto. Desconfiados uns dos outros, tinham um único pensamento: a certeza de que todos iriam morrer.
Depois foi Emily Brent, envenenada.Só cinco estatuetas. Cinco pessoas aterrorizadas. Juiz Wargrave foi encontrado morto, com a roupa e a peruca de um juiz, baleado na cabeça.
Restando apenas quatro pessoas, eles queriam ficar juntos, mas cansados, foram para seus quartos,  e ouviram ruídos no corredor. Blore saiu para verificar, mas não viu ninguém, e chamou Lombard. Bateram no quarto de Vera, ela atendeu, depois no de Armstrong, sem resposta. Então era ele?! Saíram a caça de Armstrong. Não encontraram. Só haviam três negrinhos na sala. 
No dia seguinte passaram a manhã se revezando, tentando pedir socorro heliografando com espelho no alto da ilha. No momento em que chegaram Vera e Lombard, encontraram Blore com a cabeça esmigalhada por um bloco de mármore. Na manhã seguinte encontraram o corpo de Armstrong boiando na água. 
Este era o momento de grande tensão...Se olharam nos olhos: - Era o fim! Só os dois na ilha! 
A verdade chegara, pensou Lombard. Quando tiraram o corpo do mar, Vera, se aproveitando, tirou o revólver que Lombard tinha no bolso. Recuou, empunhou a arma. Lombard tentou tomá-la num salto, mas Vera, automaticamente atirou e varou o coração de Lombard. Respirou aliviada. Acabou. Estava sozinha na ilha, com nove cadáveres, mas estava viva. Neste momento, sentiu fome e sono. Foi dormir... .
Passando na sala, observou os três negrinhos, jogou dois pela janela, pegou o terceiro. No quarto, vendo um gancho no teto com a corda e uma cadeira, subiu automaticamente, ajeitou o nó e chutou a cadeira. O último negrinho caiu estatelado. 
Quem é o assassino?
Juiz Wargrave, ele simulou sua morte com ajuda de Armstrong, prometendo contar quem era o assassino no encontro na praia, mas lá empurrou Armstrong no mar. 
Explicação: O Juiz sempre julgou todos dentro da lei, mas como dentro da lei se sentia impotente resolveu condenar aqueles que considerava  culpados. Sendo assim, todos eram culpados pela morte de alguém,. Até mesmo o juiz, que fora responsável pela morte de um traficante, levando ao suicídio a filha viciada de um amigo.Queria crimes teatrais, armou tudo; a ordem dos crimes era de acordo com o grau de culpa. Os menos culpados, morreriam primeiro, para sofrerem menos a tensão mental. E quanto a sua morte, depois de ver Vera, a última a morrer, escreveu toda esta explicação, colocou numa garrafa e jogou no mar. Foi para seu quarto, se matou com um revóllver, de forma que parecesse a simulação que fez dias atrás. Deixou tudo registrado, porque queria que todos soubessem o quanto foi hábil e inteligente.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...