terça-feira, 9 de junho de 2009

Higiene Vocal

Existem algumas normas básicas que auxiliam a preseravação da saúde vocal. A estas normas chamamos de Higiene Vocal. O cantor deve ter mais preocupações com a higiene bucal, pois qualquer irregularidade pode contaminar a garganta provocando rouquidão, irritação ou alterações vocais. Uma rouquidão é sempre motivo de alerta. Caso a rouquidão não desapareça em uma semana, é recomendável procurar um médico, pois tanto pode set tratar de irritações momentâneas como de um nódulo em formação, ou até mesmo um processo inflamatório mais sério. Selecionei alguns tópicos que geram dúvidas a respeito de suas influências na voz.
Verdades e mentiras
Fumo
1- É verdade que fumar faz mal para a voz?
Sim. A faringe e as cordas vocais são revestidas por um tecido chamado mucosa. Esta possui cílios móveis que servem para expelir a secreção do trato vocal. Quanto a fumaça quente atinge as pregas vocais, ocorrem dois mecanismos, um de defesa que aumenta a produção de secreção, e outro que envolve a parada de movimentação dos cílios, ocasionando depósito de muco, que provoca o pigarro. Além de fazer mal para a voz, o fumo é considerado um dos maiores responsáveis pela incidência de câncer de laringe e pulmão.
2- A pessoa exposta à fumaça do cigarro também sofre suas consequências?
Sim. Um indivíduo não fumante também pode apresentar alterações. Portanto, não fumar em ambientes fechados é uma questão de respeito à saúde dos outros e educação.
3- Há cantores que fumam?
Sim. Toda a ciência especializada afirma que o cigarro é prejudicial à saúde vocal, mas existem inúmeros profissionais que, mesmo tendo consciência disso, fumam, não necessariamente desenvolvendo problemas mais sérios por possuírem mais resistência ao fumo, o que não quer dizer que a longo prazo não ocorram distúrbios respiratórios. Os cantores e profissionais da voz (professores, políticos, locutores, atores, etc) não devem se esquecer de que utilizam mais a voz do que os outros profissionais, logo estão mais expostos a riscos.
4- É certo ficar pigarreando para tirar a secreção da garganta?
Não, pois as tentativas de soltar secreção causam uma irritação da mucosa e descamação do tecido. O mais adequado é a super hidratação, bebendo de 2 a 3 litros de água por dia, para que a secreção saia espontaneamente. recomenda-se também, inspirar profundamente pelo nariz e deglutir logo em seguida.
Álcool
5- Faz bem beber conhaque antes de cantar?
Não. Inicialmente o indivíduo se sente mais solto e a laringe é levemente anestesiada, por isso ele acaba cometendo abusos vocais e só perceberá suas consequências após o efeito da bebida. Estas consequências são: ardor, queimação e voz rouca e fraca.
6- Quais as bebidas mais prejudiciais à voz?
Os destilados (Uísque, vodca, pinga e conhaque), porém os fermentados (cerveja, vinho e "champanhe") também não são indicados.
7- Quer dizer que os cantores não podem beber nem aquela cervejinha no fim de semana?O cantor pode e deve fazer tudo que as outras pessoas fazem, desde que equilibradamente, durante o lazer, e não usar a bebida como apoio ou até mesmo achar que a bebida pode esquentar ou mesmo amaciar sua voz antes de cantar.
Drogas
8- A maconha é prejudicial à voz?
Sim, pelos mesmos motivos da agressão do fumo, mas também pelas toxinas da queima do papel no qual a erva é enrolada.
9- E a cocaína?
Sim, também é prejudicial, pois lesa diretamente a mucosa. A cocaína injetável provoca fadiga vocal e dificuldade em manter comunicação adequada e eficiente.
Alimentação
10- O cantor deve ter uma alimentação específica?
Não, mas sua alimentação deve ser bem equilibrada e basicamente protéica, para dar força e vigor ao tônus muscular. Alimentos pesados e muito condimentados dificultam a digestão e também a movimentação livre do diafragma. Verduras e frutas bem mastigadas relaxam a musculatura da mandíbula, melhorando a dicção. Antes de cantar não devemos comer chocolate, leite e derivados, pois eles aumentam a formação de secreção, prejudicando a ressonância e produzindo pigarro.
11- É verdade que maçã faz bem para a voz?
Sim, pois possui propriedade adstringente, auxiliando a limpeza da boca e faringe. Os sucos de laranja e limão também auxiliam a absorção do excesso de secreção.
12- Gelado faz mal?
Sim, pois causa mudança brusca de temperatura (choque térmico), causando descarga imediata de muco. Antes de engolir sorvetes ou sucos muito gelados, mantenha-os na boca por alguns segundos.
13- O cantor deve usar balinhas de hortelã, mel, pastilhas e spray local e gengibre para manter sua voz saudável?
Não. Estes recursos mascaram a dor do esforço vocal, dando uma falsa sensação de melhora, prejudicando ainda mais o estado das mucosas.
14- O cantor deve praticar esportes e atividades físicas?
Sim, a natação, o caminhar, a dança a ioga e outros são muito indicados. Deve-se evitar aqueles violentos de braços e que causam tensão muscular na região do pescoço, costas, ombros e tórax, como, por exemplo, tênis, basquete, vôlei, musculação e levantamento de peso sem acompanhamento de um profissional capacitado.
15-Durante a menstruação há alteração na voz?
Sim. No período pré menstrual e nos primeiros dias de menstruação, em consequência do edema (inchaço) das pregas vocais provocado pela alteração hormonal. Observamos voz cansada, discreta rouquidão com voz grossa e dificuldade em afinar.
16- A idade modifica a voz?
Sim. Nas mulheres, durante a menopausa a queda dos hormônios femininos produz uma voz mais grave, enaquanto que nos homens, a terceira idade provoca um aumento de frequência de voz, tornando-a mais aguda.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...