sábado, 6 de junho de 2009

Os sete estágios na escolha dos alimentos

Em um de seus ensinamentos mais preciosos, Ohsawa relaciona sete estágios de discernimento na escolha dos alimentos.

Estágio Inferior
Os alimentos são escolhidos mecânica e indiscriminalmente, sem nenhum critério seletivo.

Estágio Emocional
É o estágio em que a maioria das pessoas se encontram. O alimento não é escolhido por sua capacidade nutritiva, mas pelo sabor e prazer que pode proporcionar.

Estágio Religioso
Este nível de consciência baseia-se em padrões religiosos ou ditados por um dogma ou doutrina em que o julgamento individual não participa da seleção do alimento. Existem religiões que proíbem o consumo de carne.

Estágio racional
Neste estágio a alimentação é escolhida com base num padrão nacional de seleção. procura-se conhecer as necessidades quantitativas alimentares do organismo e prioriza-se os alimentos capazes de fornecer proteínas, vitaminas, açúcares, gorduras, sais minerais, etc. É o estágio que busca o balanceamento quantitativo na alimentação.

Estágio intelectual
Transcende o estágio racional, levando em conta a qualidade de vida, a pureza dos alimentos, sua origem, sua combinação bioquímica e outras particularidades da alimentação.

Estágio filosófico
É o estágio em que o indivíduo ultrapassa a comprensão analítica dualista e admite uma abordagem mais unificante e dialética quanto à seleção dos alimentos. Inclui aspectos importantes, como a recusa ao sacrifício animal e a busca dos alimentos em obediência às leis cósmicas.

Estágio supremo
Este é o nível superior de consciência, julgamento e discernimento, quando o indivíduo se alimenta com perfeição, em harmonia espontânea com a Ordem do Universo, sem nenhuma dependência dos instintos, desejos ou tabus alimentares.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...