quarta-feira, 3 de junho de 2009

Você vive para comer ou come para viver ?

São muitas as tentações da alimentação moderna, mas vale a pena apelar para o bom senso e seguir algumas regras básicas para aproveitar melhor os alimentos. Naturalmente, todas essas sugestões devem ser adapatadas às possibilidades, ao mode de vida e às preferências de cada um.
*Tente fazer três refeições por dia e evite comer a toda hora.
*Escolha alimentos frescos e de boa qualidade.
*Coma apenas enquanto sentir fome. Não se force a ingerir alimentos.
*Em qualquer circuntância, mastigue prolongadamente cada porção de alimento.
*Evite líquidos durante as refeições: eles diluem os sucos gástricos, prejudicando a disgestão. Se sentir muita sede, tome um pouquinho de chá sem açúcar após a refeição.
*Não tome bebidas muito geladas, mesmo fora das refições. Temperaturas muito baixas interferem na digestão, enfraquecendo os processos estomacais.
*Prefira sempre os alimentos crus, cozidos, grelhados ou assados. As frituras agridem o estômago e acidificam o sangue.
*A medicina védica aconselha a não adicionar mel a alimentos quentes, pois esta combinação não é benéfica ao organismo.
*Alimentos muito salgados também são prejudiciais, mesmo quando se usa sal marinho.
*Prefira os alimentos naturais não industrializados. Um enlatado tem sempre 30% a menos de vitaminas e poder nutritivo que o mesmo alimento fresco.
*Não se preocupe demais com a taxa de proteínas que está ingerindo, pois uma boa variedade de alimentos naturais e cereais integrais reúne tudo o que o organismo precisa. A carne animal é uma fonte de proteínas que pode ser radicalmente evitada sem causar problemas: apesar de não comerem carne, o gorila, o cavalo, o touro, o búfalo e o elefante são conhecidos pela força e vivem mais do que muitos animais carnívoros.
*Tente seguir uma conduta de alimentação flexível e bem balanceada, sem fixar- se em dietas muito rígidas, dando atenção às necessidades de seu organismo.
*Acima de tudo, procure manter um clima de serenidade durante as refeições. Evite as preocupações, às conversas sérias e as discussões, pois comer tenso ou contrariado dificulta a digestão.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...