segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Macrobiótica

Fundamentada na filosofia do Princípio Único e na Ordem do Universo, a macrobiótica é um sistema alimentar cuja base é o consumo de cereais integrais, legumes e e frutas frescas. A palavra vem do grego (macro: gande; bios: vida) e significa "vida longa" ou, ainda, "vida perfeita".

Suas origens se encontram nas antigas artes curativas dos povos orientais e esse tipo de alimentação era utilizado pelos sábios e mestres para a manutenção da saúde e do equilíbrio do homem - a base para a ascensão da consciência.

O japonês Georges Ohsawa foi o responsável pela difusão da macrobiótica no mundo inteiro, e o principal codificador dos antigos métodos alimentares fundamentados da doutrina Yin/Yang. Ele afirmava que criou o termo "macrobiótica" apenas para designar a ciência milenar, sem nome, da alimentação dialética.

O interesse de Ohsawa pelo assunto surgiu após a Segunda Guerra Mundial, quando ele foi acometido por uma doença incurável para a medicina de sua época. Desenganado, resolveu terminar os seus dias no interior do Japão, na casa de uma velha tia tida pela família como uma pessoa muito sábia, adepta dos métodos tradicionais de alimentação. Depois de alguns meses no interior, Ohsawa recuperou-se por completo, obtendo uma cura surpreendente. A partir de então, sua vida foi inteiramente dedicada aos estudos dos antios sistemas alimentares. Com mais de 100 livros publicados, esse homem brilhante ensina o retorno à simplicidade na alimentação, à seleção dos alimentos segundo as leis naturais como base para o aperfeiçoamento da vida e da elevação do discernimento do indivíduo.

O mestre chamou a atenção do mundo inteiro para os perigos da alimentação moderna, principalmente para os efeitos maléficos do açúcar branco, do álcool, dos agrotóxicos, dos aditivos (aromatizantes, corantes, conservantes sintéticos, etc), das carnes em conserva.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...