quinta-feira, 7 de maio de 2009

Timbre, intensidade, duração e andamento

Timbre:
O timbre é a personalidade de cada voz. Todas as vozes possuem características próprias e únicas que as diferenciam das demais, é como se fosse a impressão digital. O timbre é determinado por fatores complexos como: a estrutura anatômica dos órgãos fonadores, a capacidade das cavidades de ressonância, o número e ressonância dos harmônicos que acompanham os sons e que são determinados pelas dimensões das pregas vocais. O timbre não pode ser mudado, mas através da vocalização correta, poderá melhorar e muito seu colorido.
Intensidade (dinâmica):
Intensidade é a propriedade do som de emitir uma nota mais forte ou mais fraca. Ao cantarmos, notamos que, no decorrer de uma canção, dependendo da intenção, da letra e da melodia, não podemos emitir as notas com a mesma força (intensidade). A essa alteração de cantarmos algumas notas suaves, baixinho, e outras com mais volume, dá-se o nome de dinâmica. Dinâmica é saber graduar a intensidade durante a execução musical. Na partitura é indicada pelos sinais; decrescendo e crescendo, que indicam respectivamente: aumento e diminuição de intensidade; e por expressões; e por expressões, como por exemplo: forte (f), fortíssimo (ff), piano (p), pianíssimo (pp), mezzo forte (mf), etc...
Na música popular a dinâmica fica a cargo do arranjador, produtor ou, na maioria das vezes, do próprio intérprete, sempre respeitando o bom senso.
Duração:
1-Bata o pé numa série contínua de intervalos iguais.
2-Cada batida corresponde a um "tempo", que é a unidade de medida da música.
3- Cante um som qualquer e segure durante 4 tempos.
4- Depois segure 6 tempos.
Pois bem, um mesmo som pode ter durações diferentes, portanto, duração é o tempo em que se prolonga o som. Quando distribuímos e organizamos esses sons dentro de uma pulsação (sequência de tempos periódicos), temos o ritmo. No nosso cotidiano, a todo momento nos deparamos com ritmos, ainda que não tenhamos consciência disso. São as batidas do nosso coração, é o barulho do trem, o coaxar de um sapo (Hermeto Pascoal que o diga), a maneira contínua com que o sangue é bombeado em nossas veias, são as batidas de um ferreiro, é o ritmo de uma caminhada, etc...
Ao ouvirmos um samba, uma valsa, uma salsa, um choro, um tango, etc; conseguimos identificar seus diferentes estilos principalmente pelo elemento rítmico predominante.
Andamento:
Uma mesma canção pode ser cantada ou tocada em várias velocidades, desde que se mantenha a relação proporcional de duração entre as notas. A este aspecto musical dá-se o nome de andamento. Na música erudita os andamentos são marcados na partitura por expressões como:
-Andamentos lentos: grave, largo, adágio, etc.
-Andamentos moderados: moderato, andante, andantino, etc.-Andamentos rápidos:allegro, vivacce e presto, etc...
Ex: And=120.
Fora as expressões acima,aparecem também em quantas unidades de tempo por minuto a canção deve ser executada, maneira esta usada também na música popular. para se ter o andamento exato, utiliza-se o metrônomo, que é um tipo de relógio, com uma regua que assinala os valores de unidades de tempo de um pêndulo. No exemplo acima, o pêndulo dará 120 batidas por minuto, e cada batida corresponde a uma unidade de tempo, no caso igual a semínima. Na música popular o andamento devemos estar atentos à maneira como este andamento pode interferir na emissão dos sons, na dicção das palavras e na respiração. Ex: Num chorinho a velocidade em geral é rápida, mas deve se adequar de maneira a que se entenda a letra (dicção). Numa música romântica, se o andamento for muito lento,as notas se tornarão muito longas, o que exigirá mais controle da respiração diafragmática.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...