quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Bonsai


Cuidados necessários para manter vivo o bonsai

O sol é um fator extremamente importante para a vida de uma planta. O bonsai necessita de uma exposição ao sol todos os dias para que possa realizar suas funções químicas. A quantidade de sol que seu bonsai necessita depende da espécie a ser cultivada. O mínimo que se deve deixar o bonsai ao sol seria o período da manhã. Espécies como: Jabuticaba, Serissa, Caliandra, Ficus, Azaléia, Cipreste anão, Piracanta, Pitanga, Carmona, Ligustru, entre outras, devem receber sol na parte da manhã tendo o cuidado de que elas tomem no mínimo de 5 horas de sol, que pode ser das 07:00 às 12:00. Já espécies como o Pinheiro negro japonês, Juníperos, Buxinho, Pau Brasil, Primavera, Ipê, podem receber mais de 5 horas de sol ao dia.

Todo bonsai precisa ser molhado todos os dias. A água no cultivo do bonsai é fundamental.Nunca deixe de molhar seu bonsai nem por um dia. Pelo fato do vaso ser pequeno, a água evapora muito rápido e a planta precisa ser molhada novamente. O ideal é que se molhe uma 1x ao dia até que vaze pelos orifícios do vaso. Agora, em dias de muito calor molhe o bonsai 2x ao dia, de manhã e a tarde. No inverno molhe o vaso somente 1x ao dia e em dias de chuva, somente quando a terra estiver seca. Lembrando que é importante molhar o bonsai antes de colocá-lo ao sol.

A adubação é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável do bonsai. Devido a quantidade de terra ser pouca nos vasos, precisamos repor os nutrientes semanalmente ou mensalmente. Podemos utilizar adubo líquido foliar toda semana e adubo orgânico no solo a cada 30 ou 40 dias. Ops:( Nunca adube um bonsai recém plantado ou doente, isso pode causar a morte da planta.

Cuidados após o replantio

Essa parte é essencial para termos êxito em nosso trabalho. Após a poda das raízes por um período de aproximadamente 10 dias é o tempo que leva para que as raízes de recuperem do trauma e voltem às atividades normais. Nos 3 primeiros dias é aconselhável borrifarmos água nas folhas 3x ao dia, deixando a planta na sombra e longe de vento forte pelo período de 7 a 10 dias. Enquanto o bonsai estiver na sombra molhe a cada 2 dias. Passando esses dias coloque a planta aos poucos para receber sol. Só adube com adubo foliar depois de 20 dias e adubo de solo após 40 dias. Após este período, cuide normalmente do bonsai para que ele possa vir a se desenvolver e tornar-se um belo bonsai no futuro! Bom, se conseguir passar dessa fase, estará pronto para ser mais um bonsaísta e seguir em frente rumo a essa maravilhosa arte chamada bonsai.

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...