segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Glaucoma

Glaucoma é uma doença que ocorre nos olhos, causada pelo aumento da pressão do líquido que preenche o olho. Esta pressão chama-se pressão intraocular, danifica o nervo ótico, podendo levar à cegueira.
Por quê ocorre o aumento da pressão intraocular?
Isto ocorre, porque o olho contém um líquido (humor aquoso) que circula continuamente em seu interior. Este líquido é produzido constantemente e escoado pro uma região denominada malha trabecular. No caso do guaucoma, há uma dimuinuição no escoamento deste líquido, o que faz com que ele se acumule dentro do olho e provoque um aumento da pressão intraocular. Se não tratado, o glaucoma pode levar à cegueira. Isto acontece devido á lesão progressiva do nervo óptico. A cegueira causada pelo glaucoma é irreversível. Assim, é importante diagnosticar no início da doença, antes que o nervo óptico tenha sido muito lesado. Inicialmente o glaucoma não apresenta sintomas, desenvolve- se lentamente sem que o paciente perceba. O diagnóstico precoce do glaucoma só é feito em exame oftalmológico, especialmente após os 40 anos.
Que exames o oftalmologista faz para diagnosticar e controlar o glaucoma?
O oftalmologista realiza uma série de exames, todos indolores, para diagnosticar e controlar o glaucoma:
Medida da pressão intra ocular- Através deste exame é possível diagnosticar se o paciente tem pressão intraocular normal ou alta. Em geral, são considerados normais valores de 10 e 20 milímetros de mercúrio. A pressão intraocular varia durante o dia, sendo muitas vezes necessárias medidas em diferentes horários. É importante que o paciente saiba o valor de sua pressão intraocular.
Exame do nervo óptico- Através deste exame, o oftalmologista saberá se existe lesão de nervo óptico causado pelo glaucoma.
Exame de campo visual- O glaucoma não controlado leva progressivamente à perda de partes do campo da visão. O exame serve para detectar estas perdas e observar se estes defeitos progridem com o tempo.
A doença é mais comum em pacientes acima de 40 anos. Além disso, pessoas que tem parentes com glaucoma tem maior risco de apresentar a doença. Se você tiver glaucoma, oriente seus parentes adultos para que façam exame oftalmológico.
Como se trata o glaucoma? O tratamento mais comum é feito com colírios, porém, algumas vezes são necessários comprimidos. Já nos casos de difícil controle, pode ser necessária a realização de raio laser ou cirurgia.
O paciente com glaucoma deve seguir corretamente as orientações de seu médico, discutir suas dúvidas e retornar para exames periódicos.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...