quarta-feira, 11 de março de 2009

Cuidados especiais para a beleza de suas pernas

  1. Descoloração
    Quem tem poucos pêlos e não quer depilá-los pode recorrer a descolora­ção que deixa os fios clarinhos. Mistu­re 1 parte de pó descolorante em 2 de água oxigenada 20 volumes e passe nos pêlos. Após 4 minutos, lave-os e aplique condicionador de cabelos.

  2. Atenção
    1. Antes de usar o descolorante, raga a prova de toque no antebraço ou na canela para verificar possíveis reações alérgicas.
    2. Não tome sol com a mistura sobre a pele, nem mesmo só com a água oxigenada. Isso pode causar irritações e manchas.
Pele Hidratada

O ressecamento e até a descamação que a pele das pernas sofre no inver­no não são difíceis de eliminar. Basta fazer um tratamento de choque:
Durante o banho, "afine"a pele com um esfoliante corporal e em seguida, massageie-a com
um óleo de banho a base de óleo de amêndoas (que nutre, acalma e amacia).
Retire o excesso com água, enxugue e apique um hidratante com substâncias que retenham a umidade da pele, como uréia, lanolina, germe e trigo, glicerina.
Se sua pele resseca com facilidade, reaplique o hidratante mais de uma vez por dia.

Por que os pelos encravam ?

Quando os fios crescem fracos e fininhos e não conseguem sair até a superfície, acabam se desenvolvendo por den­tro da pele e encravando. Geralmente, isso acontece com pessoas que tem a pele grossa. A depilacão com cera, que enfraquece bastante os fios, ajuda a agravar esse problema. Como evitar? Esfregue as regiões mais atingidas com bucha vegetal durante o banho diário e de 15 em 15 dias, massageie-as suavemente com a parte fina da lixa de pés.



Previna-se contra o aparecimento de varizes

As vezes é preciso um pouco mais que depilação e creme hidratante para deixar as pernas bonitas. Uma veia dilatada aqui, um vasinho ali são su­ficientes para ferir a estética e, nesse caso, não há creme que de jeito. Veja o que ajuda a prevenir ou minimizar o problema.


Prevenção
Evite usar meias 3/4 com elástico apertado: elas podem antecipar o aparecimento de varizes em mulheres com predisposição. A pressão do elástico dificulta a circulação do sangue, que se acumula e sobrecarrega as veias, fazendo-as dilatar.



Na hora do banho, no final da ducha, dirija um jato de água não muito fria dos tornozelos as coxas para estimular a circulação.


Quando aplicar hidratantes ou cremes enrijecedores, massageie as pernas em movimentos suaves e de baixo para cima para favorecer a vascularização sanguínea.


Não exagere no uso de saltos, principalmente os com mais de 6 cm. Em caso de pernas inchadas e sensação de peso, deite-se com um travesseiro sob as pernas, mantendo-­as em posição elevada.


Combate


Quem deseja ver as coxas ou as pernas livre de "vasinhos" pode recorrer a escleroterapia, injeções de glicose que provocam o fechamento dos vasos, posteriormente absorvidos pelo organismo. Em 2 ou 3 semanas é possível eliminar os "vasinhos" e os pequenos hematomas decorrentes do tratamento.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...