domingo, 8 de março de 2009

A música do terceiro milênio

O movimento "New Age" ou Nova Era ganha cada vez mais adeptos no mundo inteiro. Esse renascimento filosófico, espiritual e cultural do planeta se expressa através de uma visão holística, integradora do mundo e do ser humano. Engloba a preocupação com o meio ambiente, o respeito pela natureza, as terapias alternativas de auto-ajuda e sobretudo a expansão da consciência humana e a passagem para um nível espiritual mais elevado.
O termo "New Age Music" foi criado na década de 70, na Califórnia, pelo compositor Stephen Halpern, um dos mais respeitados estudiosos dos efeitos de some da música nos seres humanos. Essa nova tendência musical reúne passado e futuro, integrando sons tão variados como mantras indianos, percursão africana, instrumentos japoneses e sons acústicos produzidos por sintetizadores. Também incorpora influências de impressionistas do início do século, como Debussy, ravel e Satie. Suave e harmônica, a música da Nova Era trabalha com grandes extensões melódicas. os efeitos que ela produz são em geral relaxantes e inspiradores, atuando de forma a expandir a consciência do ouvinte.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...