quarta-feira, 11 de março de 2009

Dicas para o conforto dos seus pés

DEIXE-OS LIVRES DE ASPEREZAS

Os pés sustentam todo o peso de nosso corpo, as longas caminhadas, os sapatos apertados quase sem­pre são esquecidos na hora dos cuida­dos de beleza e saúde.

Veja como recompensá-los por esses trabalhos e mantê-los macios no dia-a-dia em caso de dores constantes, não hesite em procurar um ortopedista):

Antes de dormir, faça uma mas­sagem relaxante, bem suave, com um creme próprio para os pés. O uso do hidratante deve ser diário. Mas, sob qualquer suspeita de micose suspenda as aplicações: por aumentar a umidade, o hidratante fa­vorece a reprodução de fungos.

Usar sandálias constantemente pode causar rachaduras nos calcanhares. Previna-se: antes de dormir, aplique neles um creme hidratante e coloque meias.No dia seguinte, estarão super macios e prontos para no­vas caminhadas. Se você tem a pele do calcanhar e da planta dos pés muito grossa e áspera, use um creme amolecedor. Em seguida, passe o lado mais fino da lixa de pe ou pedra-pomes, sem friccionar apenas retire o exces­so de pele já amolecida pelo creme. Jamais use laminas: o efeito será contrário ao desejado, pois o organismo vai trabalhar em dobro para repor a pele perdida.

CUIDE DA SAÚDE DELES

Sempre que possível, ande descalça, de preferência na areia: é uma ótima massagem. Quando voltar da praia, limpe as unhas com uma escovinha para reti­rar bem a areia. Ao tomar sol, não esqueça de pas­sar filtro solar no "peito" dos pés. Se você usa sapatos fechados todos os dias, pelo menos em casa fique com os pés de fora: eles precisam de ventilação, de oxigênio. Para evitar o aparecimento de frieiras, micoses e cheiro de­sagradável, seque bem o espaço en­tre os dedos após o banho. Para maior segurança, aplique em seguida um talco anti-séptico. Quem tem tendência a unha encravada (pontinha da unha sobrando por causa do corte inadequado), o i­deal e fazer um corte reto de forma que as bordas não tenham condições de penetrar na pele.

Massageie os com o mesmo esfoliante que você usa no corpo os restos de esmalte, de preferência corn um removedor (a ace­tona resseca demais as unhas). Corte as unhas sempre retas e não muito curtas e acerte o formato com uma lixa. Evite arredondar os can­tos, para que as unhas não encravem. Aplique hidratante nos pés e nas cutículas e mergulhe-os, por 10 mi­nutos, em uma bacia com água morna. Se preferir, embeba chumaços de algodão em removedor de cutícula e deixe sobre as unhas por 5 minutos, até elas amolecerem. Amacia a sola e o calcanhar com pedra-pomes ou lixa para os pés. Empurre a cutícula com uma espátula e retire as pelinhas levantadas com o alicate. Não a elimine por completo, ela é uma proteção natural das unhas contra a entrada de fungos e bactérias. Aplique uma base incolor ou com cálcio, se desejar fortalecer as unhas. Evite pintar as unhas com esmalte escuro, pois, como a pedicure não feita com freqüência, o esmalte fica logo com aparência "descascada".

O JEITO CERTO DE USAR SAPATO
Não use o mesmo sapato todos os dias para nao "viciar" o andar, crian­do pontos permanentes de pressão.

Troque saltos e solar sempre que estiverem gastos. Usá-los assim mes­mo traz problemas de postura.

Ao experimentar um sapato no­vo, verifique se de deixa seus dedos livres, com movimento.

Cuidado com saltos muito altos: eles podem causar calosidade na parte da frente dos pés.

Se você tem calos, prefira sandálias confortáveis, que não comprimam os dedos. Se a calosidade for grande, é aconselhável um desbaste, que deve ser feito por um pedicuro.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...