sexta-feira, 27 de março de 2009

Passo a passo de uma limpeza de pele


Sua pele reflete o que você é e os cuidados que dá a ela.Vários fatores podem gerar seu desequilíbrio como: distúrbios hormonais, má alimentação, poluição, estresse. Assim surgem as espinhas, os cravos, "os grãos de milho"... Para eliminá-los é necessário fazer uma limpeza profunda, uma vez por mês, com técnica específica como a utilizada em institutos especializados.

Preparativos para uma limpeza profunda

1- Massageie com leite de limpeza no rosto e retire com papel absorvente.

2- "Afine" a pele e desobstrua os poros com um esfoliante.

3- Lave o rosto e aplique a loção tônica para limpar a pele.

4- Se você não tem cravos, espinhas, grão de milho, aplique máscara hidratante (pele seca) ou purificante (pele oleosa)ou antiidade (pele com rugas). Espere secar e retire-a com loção tônica.

Providencie - Um recipiente com cascas de laranja e mexerica; leite de limpeza; esfoliante; loção tônica; máscaras desincrustante e anti-séptica; creme ou bastão secativo; algodão; gaze, agulha esterilizada.

Saiba o que é

Cravo - Ponto preto frequente em pele oleosa, de poros dilatados, ou em pele que apresenta oleosidade na zona T (nariz, testa e queixo).

Espinha - Inflamação de um cravo, muito comum em pele oleosa.
Atenção não confunda espinha com acne. A espinha é um cravo, que por ter sido "cutucado" inflamou. A acne é uma manifestação mais séria gerada por distúrbios internos, que atinge uma grande extensão da pele do rosto e às vezes até do corpo; nesse caso a limpeza profunda deve ser feita somente por um especialista.

Grão de milho - Bolinha branca e dura, constituída por gordura subcutânea que se acumula em pele de poros muito fechados. Surge com frequência em pele seca e nas laterais do rosto de pele mista.

Processo de limpeza de pele

Para abrir os poros: ferva as cascas de mexerica e laranja (suas propriedades anti-sépticas evitam a proliferação de bactérias), retire do fogo e exponha o rosto ao vapor, cobrindo a cabeça com uma toalha. Após 5 minutos, enxugue a rosto e comece a limpeza.

Espinhas: envolva as pontas dos dedos em gaze ou lenço de papel e puxe a "cabecinha" da espinha. Limpe a secreção com algodão e, para ter certeza de que não há resíduos, pressione, com as pontas dos dedos, a pele ao redor da espinha.

Grãos de milho: delicadamente, abra um "buraquinho" na região, com a ponta do agulha esterilizada — de uma leve picadinha no "grão", puxe a pele ao redor para fora, deixando sair toda a secreção, e limpe-a com algodão.

Cravos: elimine-os espalhando no rosto uma máscara desincrustante; deixe secar e retire-a. (Como os cravos tem raízes profundas nos poros, eles não saem por inteiro quando espremidos e ainda podem inflamar e virar espinhas).

Para fechar os poros: depois dessa verdadeira "faxina", aplique no rosto uma máscara anti-séptica. Espere secar numa posição confortável (quanto mais relaxada você estiver, mais sua pele se beneficiará da ação cicatrizante do produto).

Para finalizar: depois de lavar o rosto com água e retirar os resíduos da máscara com loção tônica, aplique um creme secativo de espinhas para evitar que surjam novas erupções. Não coloque mais nada na pele por seis horas.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...