
Os vocalizes são feitos com intervalos musicais dispostos melodicamente (uma nota após outra) e acompanhados por um instrumento harmônico (piano ou violão) assegurando a afinação do cantor. os intervalos musicais na vocalização ajudam a educar o ouvido e trabalham fundo as nossas pregas vocais. A vocalização correta exige o domínio da respiração (inspiração e expiração - diafragma), dos articuladores e dos ressonadores.
Os vocalizes são criados com vogais (vocálicos), sílabas (silábicos), palavras e frases.
Algumas vozes são trêmulas, outras nasais, outras guturais, veladas, duras, estridentes; há também as que tem a ausência de potência, de extensão, de segurança, de comando e de elasticidade. A prática contínua de vocalizes fará com que pouco a pouco esses problemas sejam sanados e então teremos uma voz com extensão maior, sonoridade mais bonita, mais flexível, ou seja, que alcance as notas com mais facilidade; firmeza e segurança.
O cantor se aplica ao estudo da técnica vocal (através de vocalizes) pode melhorar muito a emissão, beleza do seu timbre, tessitura, intensidade, ritmo e afinação. O mecanismo da voz, em poucas palavras, é o seguinte: pela inspiração os pulmões se enchem de ar. Este ar se transforma em som quando, na expiração, as pregas vocais se aproximam o suficiente entre si, para vibrar com a passagem do ar. Os articuladores tem a função dereceber o som da laringe (pregas vocais) e dirigí-lo para o aparelho ressonador, onde adquire amplitude e qualidade.
Durante a vocalização exercitamos nosso diafragma (respiração) e o uso correto dos articuladores e ressonadores. Desta forma conseguiremos uma boa emissão do som. Portanto, para a boa emissão é preciso a aplicação correta da vocalização.
A vocalização envolve a emissão do som em várias alturas e todas as pessoas possuem um potencial vocal que precisa ser avaliado antes de se iniciar o trabalho de vocalização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário