sexta-feira, 3 de abril de 2009

Instrumento vocal

Que tal saber um pouco mais sobre nosso instrumento vocal, para conhecer suas partes, onde se localiza, e qual a função que cada uma delas desenvolve em nosso organismo.

Como qualquer instrumentista, o cantor também necessita conhecer a fundo seu instrumento de trabalho, para que ele possa usá-lo sem danos, preservando seu potencial vocal por mais tempo.

O instrumeto vocal se divide em três partes bem distintas; são elas:

1- Aparelho Respiratório
Por onde o ar passa (vias aéreas e pulmões).
-Vias aéreas: narinas, fossas nasais, faringe, glote, laringe e traquéia.
- Pulmões: brônquios, bronquíolos e alvéolos.

Os pulmões se localizam na caixa torácica, são de consistência esponjosa e sua cor é rosada devido à rande quantidade de sangue que neles circula. São o principal órgão do aparelho respiratório e constituem nosso receptáculo de ar.

O caminho do ar até chegar aos pulmões:
a)Narinas: onde o ar é aquecido, umedecido, e filtrado;
b)Traquéia:bifurca-se, dando origem aos brônquios;
c)Brônquios: cada um deles leva o ar a um dos pulmões. Os brônquios se ramificam em tubinhos que levam o ar até os alvéolos;
d) Alvéolos: onde é feita a troca de oxigênio (vindo do ar inspirado), pelo gás carbônico, presente no sangue, e posteriormente desenvolvido para o ar.
O ar entra e sai dos alvéolos graças ao movimento junto ao tórax e do difragma.

2- Aparelho Fonador
Onde o ar se transforma em som ao passar pelas pregas vocais (nome popular dado às pregas formadas pela musculatura) localizadas na laringe. A produção dos fonemas (som) ocorre pela modificação da corrente de a que vem dos pulmões (corrente expiratória). Essa modificação é feita pelas pregas vocais e pelos articuladores. Os articuladores tem a função dereceber o som da laringe (pregas vocais) e dirigi-lo para o parelho ressonador que irá influir na cor (timbre), sonoridade e amplitude da voz. A outra função é ajudar na formação dos fonemas.

Articuladores:
Mandíbula Inferior: Único osso móvel a face, que sempre deverá estar relaxado.
Língua: Deitada e rasa no fundo da mandíbula inferior, apoiada contra os incisivos inferiores. Nas vogais e na maior parte das consoantes a posição da língua deve ser a mesma; apenas nas vogais "e" e "i" ela tem um levantamento natural, porém sempre apoiada aos incisivos inferiores.
Palato Mole: Desobstrui o fundo da garganta ao levantar-se eliminando assim a aspereza da sonoridade tornando-a redonda.
Lábios: Naturais, sem contrações musculares,mas firmes, de acordo com a pronúncia.

Alvéolos, dentes e palato Duro: Também são articuladores, porém passivos. A falta de dentes ou desalinhamento dos mesmos provoca pronúncia imperfeita e até mesmo ruídos desagradáveis, como chiados ou mesmo assovios.

3- O aparelho Ressonador
Se perguntarmos a dez pessoas "de onde ressoa a voz?", nove pelo menos, responderiam: "É da garganta". Isso seria o equivalente a dizer que o violino ressoa sobre suas cordas, e todos sabemos que o valor de um violino não depende de suas cordas, mas sim de sua caixa (seu ressonador), da qualidade da madeira com que foi construído, de suas dimensões e dos detalhes de sua fabricação.No canto, o ar, ao fazer vibrar as pregas vocais,produz um som insignificante, que necessita encntrar uma caixa de ressonância para poder ampliar-se.
Os ressonadores são muitos e quase poderíamos afirmar que todos os ossos do corpo entram em vibração para o canto. Portanto, aparelho ressonador é olocal de onde se tira a qualidade do som e sua amplitude.

Caixa de Ressonância Inferior:
Faringe, traquéia, brônquios e pulmões.
Caixa de Ressonância Superior:
Cavidades bucais e cavidades da face.

Os ressonadores faciais (superiores) são os mais importantes. Essa região de ressonância é também conhecida como "Máscara".

"Cantar na Máscara" significa cantar utilizando os ressonadores da face. Esses ressonadores superiores são muito difíceis de serem usados adequadamente. A ressonância facial aliada às ressonâncias de peito (graves) e palatais (médias), que são mais fáceis de se conseguir, asseguram à voz brilho em toda sua extensão. A passagem fácil e sem defeitos do grave para o agudo depende muito da posição correta da boca (articulação), que desempenha um papel importante no aparelho ressonador.

Nenhum comentário:

Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...